domingo, 25 de março de 2007

“O Sepulcro Esquecido de Jesus” - mais uma tentativa de desacreditar o Cristianismo


Mais uma vez, como vem ocorrendo nos últimos anos, a mídia criou um novo documentário com o propósito de mostrar as “verdades” acerca da vida de Jesus e enfraquecer a fé e a crença que têm norteado milhões de cristãos ao longo de 2.000 anos.
Dessa vez, a Discovery Channel colocou no ar um documentário intitulado “O Sepulcro Esquecido de Jesus” que relata o achado do túmulo que seria da família de Jesus, no qual estão, segundo os produtores, as ossadas do Senhor, de Maria Madalena, além de diversos outros membros da sua família, incluindo de Judá, suposto filho de ambos.
É verdade que já estamos acostumados com esses mega-documentários que vêm, em especial, nas proximidades da Semana Santa, veicular, de forma sensacionalista, artigos que tentam minar nossa fé e colocar em “check” a razão da nossa esperança.
Temos visto programas sobre o Código da Vinci, o Evangelho de Tomé, o Evangelho de Judas e, agora, o descobrimento do corpo de Jesus que, segundo as Escrituras e de acordo com o que cremos, ascendeu aos céus.
O documentário considerado “imparcial” pela Discovery convoca uma série de estudiosos, mas não relata de forma fidedigna todas as suas considerações acerca dos argumentos levantados pelos produtores. Da mesma forma, esses argumentos formam uma grande cadeia de elos que se ligariam para sustentar a tese apontada de que o túmulo encontrado contém os restos mortais de Jesus. No entanto, esses elos não se fecham, isto é, a cadeia permanece aberta, uma vez que não se pode atestar a autenticidade de todas as “provas” encontradas. Mesmo assim, na conclusão, Simcha Jacobovici, o co-produtor, afirma de forma veemente que crê na tese de a ossada ser a do Nosso Senhor e da sua “família”.
Apesar de toda essa polêmica, achei interessante assistir o documentário, haja vista que considero importante conhecer as armadilhas e ciladas que o Inimigo de nossas almas tem procurado usar contra a Igreja e contra a propagação do Evangelho no mundo. Da mesma forma, achei muito importante e bem esclarecedor o debate que é veiculado logo após o documentário. Esse debate, que considerei bem mais imparcial que o programa propriamente dito, revela-nos diversos trechos do trabalho que não foram exibidos, mas que comprovam o quão tendencioso ele é, uma vez que diversas informações e diversos depoimentos foram manipulados durante a edição do programa.


Finalmente, nada disso deve nos surpreender e nos assustar. A Palavra de Deus bem nos ensina que: “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai” (1Jo 2.22-23).
E ainda, “se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1Cor 15.17,19).

Para maiores informações, recomendo:
· o artigo de Airton José da Silva, professor de Bíblia Hebraica/Antigo Testamento na Faculdade de Teologia do CEARP de Ribeirão Preto, em http://www.airtonjo.com/blog/2007/03/o-sepulcro-esquecido-de-jesus-observaes.html; e
· o artigo, em http://www.sbl-site.org/Article.aspx?ArticleId=648, de Jonathan L. Reed, professor de Religião da University of La Verne, co-autor de Excavating Jesus e um dos professores que deixaram Jacobovici sem respostas precisas durante o debate.

Soli Deo Gloria

Nelson Calmon

Nenhum comentário: