domingo, 11 de março de 2007

Quaresma - qual a nossa missão?

Apesar da Quaresma já ter se iniciado a algumas semanas, recomendo a leitura deste artigo, para que possamos meditar acerca de nossa missão como cristãos.

Quaresma
A Quaresma surgiu na Igreja Primitiva como um período de preparação para a Páscoa. Nesse tempo, os fiéis imitavam o exemplo de Jesus, que jejuou 40 dias no deserto, resistindo ao Tentador. A Quaresma também destinava-se à instrução de candidatos para o batismo ministrado ao amanhecer do Domingo da Páscoa.
A Quaresma é o tempo de meditar a respeito da nossa mortalidade, da nossa escravidão ao pecado, e da nossa redenção do poder do pecado e da morte por Jesus Cristo.
Sob a pressão de nosso mundo que afasta Deus do centro da vida e descarta os mandamentos, precisamos de um período como a Quaresma para reajustar nossa vida à luz da Palavra de Deus. Nestes 40 dias, acompanhamos Jesus ao caminho da cruz, aprendendo com ele a assumir a cruz do seu discipulado, num contexto social que nega seus ensinos e rejeita seu exemplo de sacrifício próprio por amor aos outros.
A Quaresma nos chama à oração, ao jejum e às obras de compaixão.
1- É tempo de auto-exame, de arrependimento, confissão e súplica por força moral para resistir às tentações. Mas, também, é tempo de ações de graças pelo perdão de nossas transgressões, garantido por Cristo em nosso batismo. É a ocasião propícia de aprendermos o valor do silêncio para escutar a "voz mansa e delicada de Deus" (1 Rs 19:12).
2- A Quaresma é tempo de Jejum, que não é um ato meritório para alcançar uma graça, como muitos imaginam. O jejum cristão significa abster-se do supérfluo, não como uma prova de ascetismo, mas com o propósito de ter o que repartir com as pessoas menos favorecidas. O estilo cristão de vida rejeita o consumismo, a ostentação e o luxo.
3- A Quaresma é, ainda, o tempo de mostrar compaixão. Não através de lágrimas sentimentais, mas por provas e atos concretos, visando a uma vida melhor para os que sofrem as desigualdades e injustiças do mundo globalizado.

Rev. Richard Wilian Irwin

Nenhum comentário: